31 março 2006

Björkando

No último texto que publiquei no Poppy Corn, sobre a banda Trash Pour 4, comentei sobre o risco que um artista corre ao regravar sucessos de outros (texto aqui!).
Em alguns casos o cover acaba ficando tão famoso quanto a música original, rendendo elogios do "dono" da música, como aconteceu com a versão de Fell in Love With a Girl, do White Stripes, virando Fell in Love With a Boy na voz de Joss Stone, sendo tocada pelos White's em seus shows.

São esses fatos curiosos e as novas propostas de diferentes artistas que sempre me fizeram gostar de covers. Para quem também se interessa pelas novas interpretações de algumas músicas, recomendo o site The Covers Project, que é uma espécie de banco de dados de covers.

Quem parece gostar também de covers (nem que seja pra usá-los como arrecadação de dinheiro) é a cantora Björk que em 2005 criou um "concurso", em seu site oficial, de covers da música Army of Me. Em poucas semanas foram enviadas mais de 600 versões da música, sendo 20 selecionadas para a gravação de um CD, o Army of Me - Remixed & Covered, que tem o lucro de sua venda revertida para a UNICEF.

Mas o surpreendente da coletânea é como 20 versões de uma mesma música podem ser tão diferentes e interessantes ao ponto de esquecer que a letra é a mesma.

Logo na primeira faixa a surpresa já começa com uma versão heavy metal, seguida de algo que lembra Stereo Total, para logo em seguida uma balada bossa nova acalentar nossa alma.

Assim segue o album, surpreendente e eclético, com os mais variados estilos musicais e intérpretes. E as crianças da UNICEF agradecem.

Nenhum comentário: